Novo Ensino Médio

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A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1 mil horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/40361-novo-ensino-medio-duvidas

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No Amazonas, cerca de 147 escolas já receberam o programa piloto do Novo Ensino Médio. Destas unidades, 76 são da capital amazonense e 71 do interior do Estado. O objetivo é que, a partir de 2020, o Novo Ensino Médio seja implementado em todo o Amazonas.

Para auxiliar os professores, coordenadores e gestores da rede estadual nesta transição, a Seduc-AM tem promovido uma série de oficinas de capacitação, como a formação continuada ‘O Novo Ensino Médio: Flexibilização Curricular e as Novas Formas de Aprender’. A intenção da secretaria é que outros cursos sejam realizados ao longo do ano.

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No Novo Ensino Médio, a carga horária será ampliada de 2.400 horas para 3 mil horas. Desse total, pelo menos 1.200 horas poderão ser escolhidas pelo estudante, para que ele possa se aprofundar em um ou mais caminhos relacionados às áreas do conhecimento ou à formação técnica e profissional. O aluno poderá estudar todos os conhecimentos imprescindíveis para a vida em sociedade e ainda irá sair do Ensino Médio mais preparado para o mundo do trabalho.

O Novo Ensino Médio torna obrigatório que o projeto de vida dos estudantes seja desenvolvido em todas as escolas. Ou seja, o aluno desenvolverá habilidades como ser cooperativo, saber defender suas ideias, entender as tecnologias, compreender, respeitar e analisar o mundo ao redor dele. Além disso, ele terá apoio para escolher os caminhos que irá seguir no próprio Ensino Médio e em seu futuro pessoal e profissional.

O estudante continuará aprendendo conhecimentos de todas disciplinas, pois elas estão contempladas nas habilidades e competências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Contudo, as matérias serão organizadas por áreas, o que estimula novos formatos de aula, como projetos, oficinas e atividades com maior participação dos estudantes e que conectam conhecimentos e professores de diferentes áreas.

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No Novo Ensino Médio, os conhecimentos de todos os componentes estarão contemplados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Isso significa que os currículos de todas as redes deverão considerar o ensino de habilidades e competências relacionadas a Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, História, Geografia, Física, Química, Educação Física, Artes, Sociologia, Filosofia e Inglês. A parte que poderá ser escolhida pelos estudantes, os itinerários formativos, também serão relacionados às áreas do conhecimento e à formação técnica e profissional.

Todas as escolas terão a carga horária mínima ampliada de 2.400 horas para 3 mil horas. Isso significa que muitas precisarão adequar sua estrutura para oferecer aos estudantes mais horas de estudo. Ou seja, mais oportunidades para que o professor desenvolva com os estudantes as competências e habilidades definidas nos currículos.

Agora, o professor poderá trabalhar apenas o que é essencial com todos os estudantes e se aprofundar com aqueles interessados em saber mais. A organização da BNCC, por áreas do conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), instiga também que o professor trabalhe junto com outros professores(as) de sua escola.

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Todas as escolas terão a carga horária mínima ampliada de 2.400 horas para 3 mil horas. Isso não ocorrerá de uma hora para outra. Redes e escolas terão até 2022 para se adaptar à nova legislação. Também está ocorrendo a ampliação das escolas de tempo integral, aquelas em que o estudante tem mais tempo na escola para realizar seus estudos, clubes e oficinas, prática esportiva, apoio no desenvolvimento de seu projeto de vida, entre outras atividades.

As escolas poderão se articular com outras instituições de ensino de sua região para garantir diferentes possibilidades de escolha de itinerários aos estudantes. Isso significa que sua escola não precisará oferecer todas as possibilidades de itinerários. Caso haja parcerias com outras instituições próximas, a sua escola poderá se especializar naquilo que mais tem a ver com a realidade local e com seus professores.

As redes e escolas terão apoio do Ministério da Educação (Mec) para implementação das mudanças do Novo Ensino Médio. O Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e o Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Tempo Integral (EMTI) são duas políticas já em vigor que irão apoiar as escolas e as redes na implementação das mudanças.

Fonte: http://novoensinomedio.mec.gov.br/#!/pagina-inicial