OBMEP é adiada novamente devido à pandemia

PAS_8115

Nova data ainda não foi anunciada

 

A 16ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) teve, novamente, seu calendário alterado por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A primeira e segunda fases da disputa que seriam nos dias 22 de setembro de 2020 e 27 de março de 2021, foram adiadas, e ainda não têm data certa para ocorrer. No Amazonas, são 1.542 escolas inscritas, de todos os municípios do estado, com mais de 485 mil alunos dos ensinos fundamental e médio.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), realizador da olimpíada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), as novas datas das provas da competição ainda não foram definidas. 

O coordenador institucional da OBMEP na Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas, Mailson Rafael Ferreira, diz que é por meio dela que jovens talentos da Matemática são descobertos e que a disputa serve, também, como motivação para os alunos que têm afinidade com a disciplina. Por isso, a secretaria segue incentivando os professores a fazerem estudos dirigidos à Olimpíada. 

“Dada a relevância da participação de nossas escolas na OBMEP, e dos bons resultados que viemos alcançando aos longo das edições passadas, orientamos nossas escolas a continuarem preparando os estudantes de acordo com suas possibilidades e adequações pedagógicas, e que aguardemos a marcação de nova data para divulgarmos e orientamos nossos futuros campeões da 16ª OBMEP”, destaca Ferreira.

No site da Olimpíada é destacado que o calendário da OBMEP 2020 está sendo cuidadosamente alterado para que todas as escolas, professores e estudantes possam participar da competição em segurança e dão dicas para os alunos se prepararem enquanto a datas das provas não são anunciadas, como: organizar seu local de estudo; criar uma rotina de estudos; procurar materiais de várias fontes; estudar e resolver provas de anos anteriores; pensar estrategicamente; ler com atenção os enunciados; criar um grupo de estudos pela Internet e acreditar no seu potencial.