Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Visando intensificar e aprimorar as ações educacionais direcionadas na rede pública especificamente aos estudantes do 1º ciclo do ensino fundamental, o Governo do Estado aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Em atendimento a uma proposta do Governo Federal, várias iniciativas vêm sendo realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), com intuito de garantir que todos os estudantes matriculados na rede pública estadual estejam efetivamente alfabetizados até os oito anos de idade, ou seja, ao concluir o 3º ano do ensino fundamental.

E. E.Brigadeiro camarão (45)

Ao assegurar aos estudantes a plena alfabetização até esta etapa da educação básica, com as medidas que serão executadas a SEDUC também objetiva, consequentemente, reduzir ao máximo a distorção idade-série, que interfere de forma negativa no desenvolvimento estudantil.

As ações programadas vão da capacitação de professores a oficinas pedagógicas direcionadas aos estudantes.

Ação Nacional

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipais. No Amazonas, será executado por meio de uma parceria entre a SEDUC e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O objetivo é que o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), apóie Estados e Municípios na implementação de medidas que possibilitarão o cumprimento das metas. Para isso, serão instituídas ações de incentivo a alfabetização em língua portuguesa e matemática, apoio técnico e financeiro, além da promoção de avaliações sistemáticas.

 

Maiores informações:

Telefone: 3614-2271 (Gerência de Ensino Fundamental/SEDUC)

Email de contato: claudiabarros@seduc.am.gov.br