Plano de Retorno às Atividades Presenciais

Desde abril, logo após a suspensão das aulas presenciais no Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto atuou na elaboração e validação do seu Plano de Retorno às Atividades Presenciais em Manaus. O documento, disponível no link abaixo, apresenta todos os protocolos e orientações de segurança em saúde, além de explicar a maneira como ocorrerá a volta às aulas, de forma gradativa e escalonada, utilizando-se de um ensino híbrido (atividades presenciais e remotas). Para a sua elaboração, ainda, a pasta ouviu aproximadamente 80 mil membros da comunidade escolar da rede pública estadual, dentre pais, gestores, professores e administrativos, e tomou como base as diretrizes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), experiências internacionais, recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e orientações de órgãos educacionais do Brasil e do mundo, como é o caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); World Bank Group; e do movimento nacional “Todos pela Educação”.

Plano de Retorno às Atividades Presenciais

Protocolos de Saúde

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto, atendendo às medidas de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), somando às orientações contidas no Decreto Estadual nº 42.330, de 28 de maio de 2020, instituiu, através de documento orientador, protocolos comuns de estratégias de enfrentamento da rede estadual de educação em relação ao novo coronavírus (Covid-19).

Gestão Pedagógica

Para o retorno às aulas presenciais, também serão necessárias adequações pedagógicas para enfrentar as diversas realidades que o cenário pós-isolamento social traz. Nesse sentido, a Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap) desenvolveu frentes de trabalho que vão desde a readequação do calendário escolar, a avaliação da aprendizagem do ensino remoto e formação dos profissionais da educação, até políticas de combate ao abandono escolar.

Programa Busca Ativa

Programa Intensivo de Recuperação da Aprendizagem

Caderno de Expectativas de Aprendizagem

Diretrizes Pedagógicas

Reorganização do Calendário Escolar

Orientações sobre as Competências Socioemocionais

Atenção à saúde e à família

O período de suspensão das aulas presenciais trouxe para as famílias e profissionais de educação novos desafios a serem vencidos. Oferecer esse suporte à família e à saúde mental dos estudantes e profissionais também é um desafio para a Secretaria de Educação. Nesse novo momento, todos os esforços da equipe psicossocial da rede estadual estarão voltados a entender as realidades distintas pelas quais passam nossos estudantes e profissionais.