Por meio de exposição artística, alunos da rede estadual aprendem língua estrangeira

Fotos Eduardo Cavalcante _ Seduc (221)

As obras foram inspiradas em renomados artistas

O incentivo à arte e às línguas é uma base na educação, a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Nossa Sra. das Graças, localizada na zona centro-sul de Manaus, estimula essa ação constantemente. No início da semana, a unidade escolar promoveu uma exposição artística, com base na língua inglesa, inspirada em grandes nomes da arte.

Produzido por 135 estudantes da 3°, 4° e 5° séries do Ensino Fundamental, o projeto interdisciplinar foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver os vocabulários, conceitos, cores, entre outros tópicos da língua inglesa, por meio da arte.

 Fotos Eduardo Cavalcante _ Seduc (55)

De acordo com a professora Marciléa Costa, que coordena a iniciativa, realizada na segunda-feira (29/11), a execução da atividade deixa o sentimento de dever cumprido. “Durante dois meses trabalhamos biografias, conceitos artísticos no inglês, tudo voltado ao melhor aprendizado da língua. Além do desenvolvimento artístico dos alunos, que fizeram seus próprios quadros de acordo com tudo que aprenderam”, reiterou.

O estudante, Guilherme Costa, diz ter gostado muito de aprender tudo por meio da arte, além de produzir seu quadro com base no Romero Britto. “Eu me inspirei na arte pop dele e fiz essa cidade, com base em formas geométricas e nas cores vibrantes que acredito ser mais bonito, e que talvez, se a cidade fosse brilhante assim, as pessoas iriam valorizar mais”, disse.

Os artistas escolhidos foram Romero Britto, Pablo Picasso e Wassily Kandinsky, todos referentes à base da disciplina, como cores, animais, partes do corpo humano, cubismo, formas geométricas, natureza, entre outros.

Artistas – Os artistas inspirados foram o pintor e escultor brasileiro Romero Britto, que ficou famoso por sua arte pop de estilo alegre e colorida; o artista plástico Pablo Picasso, um dos fundadores do Cubismo, movimento que buscou desconstruir geometricamente a imagem e, com isso, adicionar ao real novas possibilidades além da mera reprodução.

Além do pintor russo, Wassily Kandinsky, considerado pioneiro no movimento abstracionista, o pintor trouxe inovação para o universo das artes, sendo um nome indispensável no modernismo europeu, trazendo contribuições importantes sobre a teoria das cores, as relações sinestésicas entre música e artes plásticas e sobre composições não-figurativas.

FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc