Pré-conferências de educação oportunizam debates entre estudantes, professores e comunidade

Pré-conferência do Distrito 1 da Sedduc (02)

Envolvendo estudantes, professores, técnicos e comunitários, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está finalizando nesta semana os encontros de discussão denominados ‘pré-conferências de educação’. As reuniões que já foram realizadas na esfera das escolas públicas estaduais no início de junho foram promovidas nesta terça-feira (25) nas sete coordenadorias distritais da capital.

As pré-conferências realizadas pelas coordenadorias da Seduc reuniram os delegados eleitos pelas escolas e envolveram estudantes, comissão de pais e responsáveis, professores e gestores escolares. Os trabalhos buscaram favorecer o debate democrático sobre temas relacionados à Educação e caracterizaram-se como um momento preparativo para a conferência estadual programada para acontecer no próximo mês de agosto em Manaus.

Segundo o representante da Seduc no comitê de mobilização da conferência estadual, professor José Luiz Braz Melgueiro, os debates foram proveitosos e serviram para suscitar junto à sociedade uma discussão ampla sobre Educação. “Foi um trabalho feito com as bases onde foram dadas oportunidades para que as pessoas analisassem, avaliassem e sugerissem melhorias para as redes de ensino. Estes debates, com a contribuição da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado, foram promovidos em todos os municípios do Amazonas”, informou o professor.

Pré-conferência do Distrito 1 da Sedduc (01)

Braz Melgueiro explicou que as pré-conferências realizadas nas escolas públicas estaduais e também nas coordenadorias distritais foram norteadas pelo tema “O Plano Nacional da Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. O mesmo tema será norteador da conferência nacional de educação, programada para ocorrer em 2014.

Participação popular

Um dos pontos de destaque nas pré-conferências realizadas no Amazonas foi a participação maciça de estudantes e seus responsáveis. Eleitos como delegados em suas escolas de origem, a classe fez questão de estender sua participação aos debates realizados nos distritos educacionais.

“Acredito que debates levam a melhorias e que podemos avançar bastante por meio do diálogo. Esta é a segunda vez que participo da conferência e pretendo contribuir outras vezes”, disse Anderson Silva, 28, pai de aluno e participante da pré-conferência do Distrito 1 da Seduc, ocorrida nesta terça-feira (25) no Instituto de Educação do Amazonas-IEA.

Anderson Silva (pai de aluno)

Anderson Silva, pai de aluno, participou das pré-conferências

Caroline Gomes, 16, é aluna do 2º ano do ensino médio do IEA e também fez questão de participar e contribuir com a pré-conferência de educação. “A pré-conferência realizada em nossa escola foi produtiva e nela debatemos temas de grande relevância. Nas muitas análises sugeridas, observamos que os repasses federais aos estados poderiam ser maiores para que mais melhorias fossem asseguradas”, apontou a aluna.

Caroline Gomes (estudante do IEA)

Caroline Gomes, estudante do IEA.

Maria Clara Leal Pereira, 16, é estudante do Colégio Amazonense Dom Pedro II e disse que muitos jovens estão despertando para a participação social. “A mobilização em nossa escola, por exemplo, foi um fator destacável, onde os jovens fizeram questão de participar das discussões e nelas tratamos de temas que muito nos diz respeito, como a temática da segurança”, frisou.

Maria Clara Leal Pereira (estudante do Colégio Amazonense Dom Pedro II)

Maria Clara Leal Pereira, estudante do Colégio Amazonense Dom Pedro II.

Trabalho de base

Gestor do Colégio Amazonense Dom Pedro II, professor Antônio Carlos Moreira informou que as pré-conferências tendem a contribuir com o fortalecimento da democracia e dos sistemas educacionais. “Em nossa escola, por exemplo, tivemos a participação de todos os segmentos, envolvendo cerca de 150 pessoas dentre professores, alunos, pais e técnicos. Os debates, como o que tratou sobre a valorização do magistério, foram todos pertinentes”, apontou.

Shrley Souza, gestora do Instituto de Educação do Amazonas, acrescentou que o debate, somado à integração de estudantes, pais e educadores garantiram o êxito das pré-conferências. “A efetiva participação da comunidade escolar e a discussão de assuntos de interesse público – como o que tratou sobre financiamentos federais destinados a Estados e Municípios – foram marcantes”, concluiu.