Professora da rede estadual em Manacapuru é finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa

PROFESSORA JAQUELINE PEREIRA

Selecionada na categoria “Crônica”, a docente relatou as experiências de ensino adotadas durante a pandemia

A professora Jaqueline Pereira, da Escola Estadual (EE) Joaquim Coelho, localizada no município de Manacapuru (distante 100 quilômetros de Manaus), foi selecionada para participar da fase final da “Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo para o Futuro”. A docente é a única representante da rede estadual de ensino na categoria “Crônica”.

A crônica, que relata as experiências de ensino adotadas pela docente durante a pandemia, teve como título “Prática pedagógica reflexiva e a necessidade da busca do “novo normal” em tempos de pandemia”.

A professora conta que buscou inspiração nas belezas naturais do município para a escrita. “Me sinto muito honrada em poder mostrar um pouco da positividade do norte, onde tanto sofremos nos últimos dois anos devido à Covid-19. No texto, busquei refletir e reestruturar a nossa prática pedagógica, assim como o processo de ensino que utilizávamos”.

Segundo ela, a crônica foi escrita às margens do Rio Amazonas. “Sentei, vi, refleti e recriei pensares de minha existência educativa”, contou a professora Jaqueline Pereira.

PROFESSORA JAQUELINE PEREIRA 2

Ainda segundo a educadora, o processo de produção do texto foi intrigante e, ao mesmo tempo, desafiador: “No atual contexto, desta crise sanitária que assola o mundo, lecionar em meio ao medo, mortes, tristeza e isolamento não foi tarefa fácil, pois tivemos que reaprender a ensinar e a dar esperança a muitos jovens que precisam de um apoio, ao menos emocional”, afirma Jaqueline.

Para ela, foi preciso reaprender  a ensinar, com adaptações aos aparatos tecnológicos para o fortalecimento no processo de ensino. “Precisamos ter em mente que é um desafio mudar a forma de ensinar e de aprender, principalmente na estrutura educacional de nossas escolas”, reitera a professora.

Como finalista na etapa nacional, a professora concorre à certificação, notebook e mouse. A grande final ocorre de forma virtual, no mês de novembro.

Sobre a OLP – A 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – OLP foi redesenhada para se adaptar às necessidades de professores(as), estudantes e escolas neste momento de incertezas e desafios causados pela pandemia. O ponto chave da edição será o fortalecimento da parceria e do trabalho colaborativo entre professores e estudantes.

Criada com o intuito de contribuir para a formação de professores com vistas à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas, a primeira edição, realizada em 2008, alcançou seis milhões de alunos. O processo de inscrição se dá por etapas que vão acontecendo gradativamente durante o ano.