Programa Amazonas Bilíngue

Lançado em 2013 pelo Governo do Estado, o programa Amazonas Bilíngue, tem oportunizado a centenas de jovens matriculados da rede pública estadual de ensino o aprendizado da língua inglesa, por meio de um curso gratuito sob a assessoria de professores especializados.

Desenvolvido em Manaus e também nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, o programa consiste em um curso de dois anos, com aulas desenvolvidas aos sábados, abrangendo 200 horas de atividades formativas e contando com material didático específico. Os jovens também têm acesso à alimentação e uniforme (camisa do programa).

Amazonas Bilingue (1)

O curso é voltado para alunos do 1º ano do ensino médio e tem por objetivo capacitar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo, no Pólo Industrial de Manaus ou em demais atividades.

Ao término do curso, os 200 melhores alunos do programa  serão contemplados com um exame de proficiência reconhecido internacionalmente pela Universidade de Cambridge (University of Cambridge) no Reino Unido e os 20 alunos com maior pontuação global participarão de um intercâmbio de 15 dias no Canadá.

No ano de sua criação, em 2013, o programa oferecer mil vagas, sendo ampliado para novas mil no ano de 2014.

Formatura

No dia 28 de fevereiro, com a presença do governador José Melo ocorreu, em Manaus, a cerimônia de formatura da primeira turma de formandos. Na ocasião, o governador afirmou que o programa será reforçado na atual gestão.

Na oportunidade, o Governo do Estado evidenciou os 20 estudantes que alcançaram as maiores médias no programa e que serão contemplados, em 2015, com um intercâmbio de 15 dias no Canadá.

Os alunos selecionados para o intercâmbio educacional no Canadá – sendo uma estudante de Parintins e 19 de Manaus – foram: Carlos Lopes, Keully Mota, Yurika Oka, Gabriel Cabral, Paloma Duarte, Loise Silva, Alice Bezerra, Yaagov Pereira, Rodrigo da Silva, Giovanna Guimarães, Débora Lira, Louene da Silva, Marcos Guedes, Loyana Cunha, Tyfany Barbosa, Kamylla Correa, Sylvio Nascimento, Josiel Souza, Gabriela Barros e Wyvirlane Valente.

 

 

Informações:

Telefone: (92) 3237-4898 (Gerência de Programas e Projetos Especiais/SEDUC)

Email de contato: lucianafigueiredo@seduc.am.gov.br