Programa “Brasil Profissionalizante” será aplicado no Amazonas

Associando o ensino médio à educação profissional e tecnológica, o Ministério da Educação está lançando o programa Brasil Profissionalizante.

Nesta terça-feira (dia 16), o Diretor de Articulação e Projetos Especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Mec, Irineu Colombo, esteve na Seduc reunindo-se com a Secretária Executiva de Educação do Estado, Marly Honda e com o Diretor Presidente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Vicente Nogueira, para discutir a implantação do projeto no Amazonas.

Na reunião ficou acertado que haverá financiamento para o desenvolvimento das ações direcionadas a escolas do ensino médio na capital e no interior do Amazonas.

Os trabalhos serão direcionados pela Seduc em parceria com o Cetam e estão previstos investimentos do Governo Federal para a aquisição de laboratórios científicos, laboratórios de informática, aquisição de acervo bibliográfico, além de formação inicial e continuada para professores das áreas de física, química, matemática e biologia.

Irineu Colombo explicou durante a reunião na sede da Seduc que o Brasil Profissionalizante é um programa de financiamento e assistência técnica que tem como objetivo qualificar a oferta de educação profissional e tecnológica de nível médio nas redes estaduais de ensino. “O Amazonas e os demais estados que assinaram o termo de adesão ‘Todos pela Educação’ serão beneficiados e o Mec vai avaliar as demandas e necessidades de cada localidade para, em seguida, assinar convênio e dar início às ações do Programa”, disse.

A perspectiva inicial do Ministério da Educação ao lançar o Projeto Brasil Profissionalizante é atender 750 escolas e 500 municípios. A meta é matricular 800 mil alunos, capacitar 14 mil professores e construir 2.500 laboratórios.