Programa Ciência na Escola abre inscrições para edição 2020

pce_01-1024x683

Estão abertas as inscrições para a edição deste ano do Programa Ciência na Escola (PCE). O projeto, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) – em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) -, tem como objetivo estimular a participação de professores e estudantes em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas do Amazonas.

 
As inscrições seguem até o dia 2 de abril. Aos interessados em submeter proposta, o edital está disponível no site oficial da Fapeam, por meio do link: https://bit.ly/3coctrM.

Neste ano, o PCE conta com um orçamento de R$ 3.366.000 para apoiar participantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e das modalidades Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar. Desta forma, estima-se que o programa disponibilizará em torno 2,4 mil bolsas para educadores e alunos, distribuídas em até 600 projetos de pesquisa.

De acordo com o coordenador institucional do PCE na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, professor Mailson Rafael Ferreira, é de extrema importância a participação dos professores e estudantes da rede estadual.

 
“Essa adesão faz com que haja iniciação científica em nossa rede de ensino, oportunizando estudantes de serem cientistas juniores em todas as áreas do conhecimento e aperfeiçoando os professores coordenadores de projetos. Além disso, o Programa incentiva a pesquisa e melhora o desempenho escolar tanto dos alunos bolsistas, quanto dos demais que têm contato com os trabalhos desenvolvidos nas escolas”, afirmou Mailson Rafael.

Sobre o PCE – O Programa Ciência na Escola (PCE) teve seu primeiro edital lançado no ano 2004 e, desde então, acontece anualmente no Amazonas. Durante a sua trajetória, a iniciativa reuniu, aproximadamente, mais de 5 mil projetos e mobilizou 5 mil professores, 24 mil alunos e 25 mil famílias envolvidas direta e indiretamente.