Programa Ciência na Escola

O Governo do Estado, por meio de parceria institucional firmada entre a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e também Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus) criou um novo modelo de educação que se tornou referência nacional ao levar a alfabetização científica para estudantes da rede pública de Ensino. Trata-se do Programa Ciência na Escola (PCE) que já possibilitoua inserção de 7,7 mil estudantes do Amazonas no “mundo científico”.

Com o desenvolvimento de projetos de pesquisa no ambiente escolar, as potencialidades dos alunos são desenvolvidas e suas habilidades acadêmicas destacadas, entre outros, pelo desenvolvimento de projetos e da participação em eventos científicos. As atividades têm servido como base, por exemplo, para a escolha do curso de Graduação de mais de 70% dos alunos que participam do PCE, segundo relatos dos seus coordenadores.

IMG_5270

São objetivos do programa: Contribuir para que estudantes e professores, a partir do sexto ano da educação básica de escolas públicas Estaduais e Municipais do Estado do Amazonas, desenvolvam projetos de pesquisa científica em suas escolas.

Além de facilitar o acesso a informações científicas e tecnológicas ao público escolar; Incentivar o envolvimento entre professores de escolas públicas e o universo científico; Capacitar professores em Metodologia da Pesquisa Aplicada à Educação Básica; Despertar a vocação científica ainda na educação básica.

Os benefícios se estendem também aos professores e profissionais de Educação das escolas que abrigam as pesquisas. Ao longo do desenvolvimento das atividades, eles são beneficiados com formação continuada, que resulta na elevação da qualidade de ensino das instituições da rede pública de ensino.

Novos cientistas

Dando continuidade à política de incentivo à alfabetização científica, estão abertas, até 23 de fevereiro de 2015, a submissão de projetos de pesquisa para o PCE. Para esta edição, serão disponibilizados R$ 5.680.920,00 voltados para a educação científica no Estado. Os recursos representam um aumento de 30% em relação ao edital anterior.

Maiores informações sobre o programa podem ser obtidas por meio do site: www.pceamazonas.com.br