Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme)

Tendo acesso diário a itens alimentícios oriundos da produção agrícola regional, a comunidade estudantil tem avaliado positivamente a merenda escolar disponibilizada nas escolas da rede pública estadual de educação do Amazonas.

Somados aos produtos perecíveis, mais de 50 itens regionais compõem a merenda escolar da rede estadual do Amazonas. A ação é parte do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), que garante alimentação de qualidade para as escolas da capital e do interior.

Hoje, produtos como batata doce, macaxeira, pirarucu, açaí, banana pacovã, farinha de tapioca, batata cará, abóbora, além de outros 42 itens fazem parte do cardápio escolar.

IMG_5394

O Programa de Regionalização da Merenda Escolar é executado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), responsável pela contratação de cooperativas regionais e repasse rotineiro dos itens alimentícios às escolas do Estado.

Para que a qualidade alimentar chegue aos estudantes o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) investiu, somente em 2014, R$ 30 milhões na aquisição dos itens regionais para a merenda escolar. Os investimentos além de beneficiar os estudantes, favorecem produtores e cooperativas agrícolas regionais, uma vez que a garantia da comercialização gera emprego e renda.

Ítens regionais

A merenda regionalizada nas escolas públicas estaduais do Amazonas é composta por 50 itens, sendo eles: abacaxi, abóbora, açaí (polpa), açúcar mascavo, arroz (tipo 1), banana in natura, banana pacovã, bananada, batata cará, batata doce, carne bovina (em tiras), castanha, cenoura, colorau, couve, doce de frutas, farinha amarela, farinha branca, jerked beef, cheiro verde, cenoura, farinha de tapioca, feijão de metro, feijão de praia, geléia de frutas, laranja, limão, macaxeira, mamão, melancia, músculo bovino (em cubos), ovos, palmito, picadinho de peixe, picadinho de carne, pimenta de cheiro, pimentão, polpa de frutas, queijo coalho, queijo frescal, queijo mussarela, quiabo, rapadurinha, repolho, tangerina, tempero regional, tomate, filé de pescado, piraruco seco salgado e néctar de laranja.

 

Maiores informações:

Telefone: 3237-8410 (Coordenação Preme)

Email de contato: socorromedeiros@seduc.am.gov.br