Projeto Prêmio Sócio-Mirim abre inscrições para estudantes da rede estadual de ensino

alunos espacial

Inscrições estão abertas até 30 de Junho

As inscrições para o Prêmio Sócios-Mirins, da Associação de Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica  (AEITA), iniciaram nesta terça-feira (24/05). Estudantes da Secretaria de Educação e Desporto, entre 7 e 14 anos, podem participar por meio do formulário disponibilizado no endereço eletrônico: https://www.sociosmirins.com/ e ter a chance de ir a uma viagem para a capital aeroespacial do Brasil, em São José dos Campos, em São Paulo. 

O projeto busca selecionar 10 crianças que sejam destaque em áreas relacionadas a Ciências, Engenharia e Inventividade, em especial a temas ligados ao setor aeroespacial ou tecnológico. Elas poderão conhecer de perto o polo aeroespacial brasileiro. 

O formulário consiste em perguntas a respeito do porquê participar do projeto, como o estudante vê seu futuro, e como pode mudar o mundo por meio da ciência, entre outros tópicos. Além disso, o aluno e o professor-orientador precisarão postar um vídeo no Youtube se apresentando e justificando o porquê de ser um Sócio-Mirim.

As inscrições seguem até 30 de junho e serão notificadas via e-mail, no endereço eletrônico informado no início do formulário, em mensagem contendo um número único de protocolo e uma cópia das informações e respostas fornecidas.

O resultado da seleção será divulgado dia 31 de julho deste ano, após o processo de seleção ser realizado em duas etapas, sendo a primeira a pré-seleção a partir das fichas de inscrição e, posteriormente, uma entrevista online com os candidatos.

Prêmios – Os 10 jovens selecionados viajarão para a capital aeroespacial do Brasil, São José dos Campos, em São Paulo, e participarão de uma viagem científica-cultural com direito a visita guiada ao ITA, ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), entre os dias 9 e 12 de outubro.

Tudo será custeado para a criança e para o responsável pela equipe de engenheiros do ITA, além do recebimento de prêmios aos jovens, como o diploma de sócio-mirim emitido pela AEITA, um exemplar do livro “Asas para que te quero”, comemorativo dos 70 anos do ITA, brindes e maquetes, entre outros. 

Foto: Seduc/AM