Rede estadual de ensino contará com mais de um milhão de itens para a higiene e proteção da comunidade escolar

FOTOS - TACIO MELO - A01I0565 (15)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), não mede esforços para garantir total segurança na retomada das atividades escolares da rede estadual na próxima segunda-feira (10/08). Para isso, foi viabilizada a aquisição de mais de um milhão de itens de higiene e proteção para uso nas 123 escolas da rede pública de ensino.

Ao todo, estarão à disposição de estudantes, professores e demais profissionais da área de educação, na capital amazonense, cerca de três mil unidades de álcool em gel e líquido, duas mil unidades de protetores faciais, dois mil rolos de papel toalha, duas mil luvas de látex, duas mil toucas descartáveis e um milhão de máscaras de pano.

Foram realizadas também adequações na infraestrutura das escolas para o retorno às atividades presenciais. Além da instalação de pias e sinalização, as unidades de ensino terão totens de álcool em gel. A produção deste equipamento foi intensificada nos últimos dias. A intenção é suprir todas as escolas com 670 totens.

“A gente está com um ritmo acelerado nessas últimas horas, dessa semana, e com uma produção grande nos plásticos dos totens, numa faixa de 120 que estamos fazendo por dia”, explica o instalador Pedro Vieira, um dos responsáveis pela confecção do dispositivo.

No total, foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 10 milhões para a prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19) no ambiente escolar.

Retorno – O retorno às atividades presenciais da rede pública estadual de ensino, em Manaus, foi anunciado, na última semana, pela Secretaria de Educação. A volta às salas de aula ocorrerá de maneira gradativa e escalonada, em 123 escolas da capital, totalizando cerca de 110 mil alunos.

Os primeiros a retornarem – no dia 10 de agosto – são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Estudantes do interior ainda não possuem data para regressar às escolas.

 

Fotos: Tacio Melo/Secom