Rede pública estadual de Carauari apresenta evolução no Ideb

01

As escolas da rede pública estadual de Carauari (distante 788 km de Manaus) apresentaram, nos últimos anos, evolução expressiva em seus indicadores educacionais. Os rendimentos que apontam melhorias foram apresentados à população nesta semana durante a Mostra de Gestão Escolar. Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o evento teve como tema “Educação em ritmo de crescimento” e mobilizou estudantes, professores e comunitários.

Atualmente a rede pública estadual de educação de Carauari conta com nove escolas, 324 professores e 5.350 alunos. Durante o evento estudantes apresentaram de forma lúdica os rendimentos das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também foram divulgados os índices de aprovação, reprovação e abandono escolar. A mostra de gestão contou com a participação da secretária adjunta do interior, Oceania Rodrigues Dutra, que prestigiou o evento e motivou a comunidade educacional a buscar incessantemente a qualidade nos serviços oferecidos à população.

02

Segundo o coordenador regional de educação de Carauari, Raimundo Martins, as escolas evoluíram de maneira significativa por conta do esforço da equipe pedagógica e o apoio das famílias em incentivar os alunos. “Nossas escolas têm equipes pedagógicas preparadas para orientar alunos e pais sobre a importância da educação para um futuro de qualidade, por isso agimos de forma preventiva, objetivando a excelência no ensino”, disse o coordenador.

O desempenho geral das escolas de Carauari no Ideb de 2009 anos iniciais (1º ao 5º ano) foi de ‘4,5’. Em 2011 este índice evoluiu para ‘5,4’. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), no mesmo período, a rede escolar registrou Ideb de ‘3,1’, avançando para ‘4,2’ em 2011. Em 2009 as escolas de ensino médio apresentaram média estadual (Ideam) de ‘3,2’e em 2011 saltou para ‘4,1’.

03

Em 2012, os índices de aprovação no ensino fundamental e médio do município, foram respectivamente, 91,9% e 87,9%. Já o índice de abandono escolar foi de 3,7 (ensino fundamental) e 5,3% (ensino médio).

Em sua avaliação sobre a mostra de gestão, Raimundo Martins destaca que a competência dos educadores e os projetos educacionais desenvolvidos são fatores decisivos na melhoria dos índices. “Estamos trilhando um bom caminho, porém sabemos que precisamos melhorar cada vez mais, principalmente na parte da leitura, redação e matemática. Para isso contamos com o apoio de projetos como ‘Mais Educação’, ‘Reforço Escolar’, dentre outros, que estimulam nossos alunos a estudar e a permanecer na escola”, salientou Raimundo Martins.

04