‘Sadeam’ avalia a aprendizagem de 56 mil estudantes do Ensino Médio

Mais de 56 mil estudantes amazonenses da rede pública do 3º ano do ensino médio serão avaliados, nos dias 18 e 19 desta semana, pelo Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).

O exame avalia as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes e será promovido em todo o Amazonas, nas escolas com número superior a 20 estudantes matriculados no ano final do ensino médio.

Implantado no ano de 2008, pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas,  o Sadeam reúne dados que servem de subsídio para a gestão institucional no que se refere às definições de políticas públicas educacionais. As avalições contam com assessoria técnica e pedagógica do Cesp/UnB.

De acordo com o Diretor de Planejamento da Seduc, Rosielli Silva,a prova avalia o ensino da rede pública e serve de base para a adequação e melhorias de políticas voltadas para a educação.

Neste ano, no Amazonas, o Sadeam – coordenado pela Secretaria de Educação – verifica o nível de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Os estudantes do Ensino Fundamental são avaliados pela Prova Brasil desenvolvida pelo Governo Federal também neste mês de novembro, entre os dias 9 e 19.