Saeb: Profissionais da educação da zona norte realizam maratona de preparação

Educação_Mobilização CDE 7_Fotos-Eduardo Cavalcante-Seduc

Com o objetivo de preparar os estudantes do 5° e do 9° ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio para o Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), a Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7), responsável pelas unidades de ensino da zona norte da cidade, tem realizado uma série de atividades com professores, gestores, bibliotecários, secretários e pedagogos. 

A mobilização seguirá até a próxima semana. A iniciativa aborda pautas e processos, que são executados nas escolas, além de manter e elevar o desempenho dos alunos no Saeb 2023. 

Após o encontro com gestores e bibliotecários, na última semana, secretários das 32 escolas, sob a supervisão da CDE 7, dialogaram sobre as práticas que devem ser adotadas para melhorar o desempenho dos estudantes durante a avaliação.  E durante o encontro desta segunda-feira (13/03), os profissionais de Tecnologia da Informação e da Assessoria de Protocolo estiveram presentes para orientar os secretários quanto ao envio de processos, anexação de documentos e memorandos, além das instruções voltadas para o Saeb.

A coordenadora do CDE 7, Mirian Verdes, falou sobre a proposta de realizar as reuniões com os diversos profissionais, que atuam na área educacional.

“A reunião de hoje veio fazer frente a vários momentos que nós estamos realizando e, também, para fortalecer as ações realizadas nas escolas. A coordenadoria vem reafirmar o compromisso, fortalecer a gestão e atualizar as pautas. Buscamos contar com o apoio de todos os segmentos da escola para que possamos realizar uma educação mais qualitativa e possamos obter um melhor desempenho no Saeb 2023”, explicou a coordenadora.

A secretária, Antônia Régia Fernandes, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Corrêa Lopes, destacou a importância destes encontros e como as escolas vêm se preparando para a avaliação.

“É muito importante participarmos dessa reunião, porque a educação é um trabalho que fazemos em equipe. Se transmitimos alguma informação, temos que ter uma orientação. E a coordenadoria busca trabalhar com todas as escolas para falarmos uma linguagem só”, afirmou a secretária.

As próximas reuniões serão com os departamentos pedagógicos e administrativos.

Sistema de Avaliação

Em outubro e novembro de 2023, alunos de todo país realizarão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

O Amazonas mostrou avanço nos últimos resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2022. Após subir quatro posições em comparação com a avaliação anterior, feita em 2019, o estado se tornou o 8º melhor no ranking dos melhores Ideb do Brasil.