Secretaria de Educação discute medidas para retorno das aulas presenciais com gestores escolares

WhatsApp Image 2020-07-14 at 08.44.21

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto promoveu, nesta semana, uma série de reuniões com gestores escolares de Manaus. Nos encontros, que ocorreram no Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), a pasta discutiu medidas de segurança em saúde e apresentou a proposta do plano de retorno às atividades presenciais que deverá ser adotado pelo Governo do Amazonas, assim que o mesmo for aprovado e validado.

As reuniões serviram, ainda, para que a Secretaria de Educação ouvisse a opinião dos gestores a respeito das medidas que deverão ser tomadas e, caso seja necessário, faça alterações no documento.

Luis Fabian Barbosa, secretário de Educação, em exercício, afirmou que o foco da secretaria será a área pedagógica e garantir o aprendizado efetivo dos estudantes. “Precisamos valorizar os nossos bons profissionais para fazer educação. A preocupação dos gestores tem que ser os resultados pedagógicos. Quadro de serviços gerais, quadra e outras coisas são com a secretaria. Precisamos que a escola seja para ensinar”, frisou. 

Barbosa disse, ainda, que vai começar a visitar as coordenadorias distritais e as unidades escolares. O objetivo é entender a realidade de cada área, as peculiaridades, e mostrar que a secretaria apoia o trabalho realizado pelos gestores e a comunidade escolar. 

O secretário executivo adjunto Pedagógico, Raimundo Barradas, destacou que o encontro visa preparar os gestores para o retorno das atividades presenciais e que eles sigam as orientações em suas escolas. 

“Na verdade, quem efetiva a educação do estado são os diretores de escolas, os gestores da escolas, são eles que estão na ponta. A gente precisa chamá-los para participar conosco, para construir o plano de retorno conosco”, pontua Barradas. 

Encontro – O Encontro de Gestores foi preparado pelas assessorias das secretarias adjuntas para explicar todos os pontos do protocolo de segurança em saúde a serem adotados pelos gestores, pedagogos, professores, alunos, merendeiros, agentes de limpeza e todos que estão presentes no cotidiano da vida escolar. 

Para evitar aglomeração, os grupos de gestores foram divididos em três, conforme as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), e foi adotado o distanciamento social no próprio auditório. 

Foto: Eduardo Cavalcante