Secretaria de Educação entrega kits pedagógicos, impressoras e computadores para povos indígenas Hexkaryana e Marubo

WhatsApp Image 2022-05-12 at 14.04.24

Recursos beneficiarão 56 anexos escolares da educação indígena

A Secretaria de Educação entregou 25 computadores, duas impressoras e 15 kits de materiais pedagógicos escolares para os povos indígenas Hexkaryana e Marubo, nesta quinta-feira (12/05). Os povos vivem nos municípios de Nhamundá e Atalaia do Norte, respectivamente. A ação irá beneficiar 720 estudantes da rede estadual e municipal de ensino. 

A entrega foi realizada após uma reunião com 20 representantes do Povo Hexkaryana e mais dois representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), na sede da secretaria. Os recursos visam auxiliar as comunidades indígenas das regiões do Baixo Amazonas e Alto Solimões. 

Ao todo, serão 720 estudantes da rede escolar indígena contemplados, que estudam em 56 anexos escolares. Os povos beneficiados são os Povos Hexkaryana; Kanamary; Mathis; Mayoruna; Marubo; Kulina e Matsés. Os materiais vão auxiliar as comunidades  nos estudos e impressão de documentos para a Educação Escolar Indígena. 

O gerente da Educação Escolar Indígena, Alcilei Vale Neto, do Povo Mura, reforça a importância da comunicação entre os representantes e a secretaria. “Os territórios indígenas estão localizados em espaços longínquos, então a logística de entrega de materiais é difícil, mas a secretaria viabiliza a entrega, disponibilizando os recursos necessários para os estudos dos alunos”, diz o gerente.    

Foto: Divulgação/Seduc-AM