Secretaria de Educação inicia treinamento para agentes técnicos envolvidos no Censo Escolar 2023

Participantes do Censo Escolar 2023_Fotos-Eduardo Cavalcante_Seduc

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início, nesta segunda-feira (05/06), às reuniões de treinamento para o Censo Escolar da Educação Básica 2023. No evento, os agentes técnicos participantes do processo receberam, por meio de palestras e oficinas, todas as informações sobre o sistema Educacenso, plataforma disponibilizada pelo Governo Federal e principal canal de informações sobre o Censo Escolar. 

Sob a tutela do Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Educacenso permite obter dados individualizados de estudantes, professores, turmas e escolas, tanto das redes públicas, quanto da rede privada. 

De acordo com a coordenadora do Censo Escolar no Amazonas, Darlene Melo, são esses dados que possibilitam a realização das políticas públicas voltadas para a educação. 

“Para qualquer política pública proposta, o primeiro estágio é esse, o de reconhecimento. É necessária a apresentação de dados a respeito da ideia e essa etapa a gente faz aqui, juntos. O nosso objetivo é promover a melhoria do sistema educacional que vivenciamos hoje, a partir da coleta desses dados”, salientou Darlene. 

Durante os três dias de treinamento são aguardados, aproximadamente, 180 agentes técnicos do Censo. O evento tem como público-alvo os secretários municipais de educação, os coordenadores municipais do Censo Escolar, os coordenadores pedagógicos das redes municipais, além dos técnicos multiplicadores do Censo Escolar da capital. 

Mobilização estadual

Neste primeiro dia de ações, representantes de 16 municípios do Amazonas participaram das discussões promovidas pelo treinamento. O coordenador do Censo Escolar de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), Jorge Cabus, destacou a importância da participação estadual no processo.

“Os nossos encontros são essenciais, porque é aqui que compartilhamos os acertos e os erros com todos. Eu trabalho com o Censo Escolar desde 2004 e, desde 2007, estou como coordenador. Durante esse tempo, já presenciei muitas mudanças nos processos e que são superadas por esses diálogos que abrimos aqui”, afirmou o coordenador. 

Censo Escolar 2023 

A primeira etapa do recolhimento de dados do Censo Escolar 2023 começou na última quarta-feira (31/05) e segue até o dia 31 de julho deste ano.

Nesse primeiro momento, são recolhidas as informações sobre dados de matrículas e admissões. A segunda etapa inicia em fevereiro de 2024 e o intuito é coletar a situação de movimento e rendimento do ano letivo anterior. 

Organizado pelo Departamento de Planejamento (Deplan), da Secretaria de Educação, o treinamento segue até a quarta-feira, com plenárias diárias abertas para perguntas do público.

“Esse treinamento acontece todos os anos, porque sempre existem novas orientações vindas do Inep. A equipe da Secretaria de Educação proporciona esses encontros com representantes nacionais, para manter sempre o mais atualizado possível o nosso processo”, compartilhou a diretora do Deplan, Ana Cristina Bentes. 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional de Bibliotecas (PNBE), Programa Luz para Todos, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) são alguns dos programas possibilitados pelo Censo Escolar. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

TEXTO: Luiggi Bacelar