Secretária de Educação, Kuka Chaves, reúne com conselho para discutir educação escolar indígena

Entre as pautas, estavam o Projeto Pirayawara e o PSS Indígena

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, participou, de reunião junto ao Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (CEEI/AM) para discutir temas relevantes à educação indígena, além dos avanços e desafios na atual conjuntura. Entre as pautas, estavam o Projeto Pirayawara, o PSS Indígena e a reunião ordinária do “Pleno”.

Além de Kuka Chaves, estiveram presentes o secretário Executivo Adjunto Pedagógico, Raimundo Barradas, representantes da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão do Interior e da Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI).

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, destacou a importância do encontro para avançar nas demandas referentes aos povos indígenas. “Dentre os nossos compromissos ao assumir uma gestão como esta, estão o cuidado e o diálogo em entregar uma educação de qualidade aos nossos jovens e adultos, pois a nossa missão é educar. Para isso, nós ressaltamos o nosso pacto com as demandas da educação indígena, estamos aqui para ouvi-los e atendê-los no que for possível”, disse a secretária.

Uma das principais discussões que nortearam o encontro foi a reunião ordinária do pleito, prevista para acontecer de 22 a 26 de novembro, com conselheiros indígenas do Estado. Outra pauta igualmente importante é o projeto Pirayawara, iniciativa que forma profissionais diferenciados que, dentre outras funções, têm o papel de fazer uma ponte entre a comunidade indígena e a não indígena.

Segundo o presidente do (CEEI-AM), Jeziel Sateré-Mawé, o encontro trouxe um assunto importante para os povos indígenas. “Eu só tenho a agradecer a recepção da secretária em nos receber. Trouxemos pautas relevantes para os professores que estão em muitas comunidades, saímos com muitas tratativas positivas e alguns encaminhamentos, como o PSS Indígena”, explicou o presidente.

FOTO: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM