Secretaria de Educação lança manual para gestores escolares

Lançamento Manual Gestoers_Fotos-Eduardo Cavalcante-Seduc-Am (34)

Com a proposta de nortear a rotina de trabalho de um gestor escolar, uma coordenadoria da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, lançou, nesta terça-feira (07/03), o “Manual de Diretores: Coordenadoria Distrital de Educação 2”. O lançamento contou com a presença de mais de 50 gestores na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Djalma da Cunha Batista, no Japiim, zona centro-sul.  O manual possui um compilado de normas e condutas.

De acordo com a coordenadora adjunta pedagógica da CDE 2, Valquíria Monteiro, a ideia do livro surgiu após as primeiras reuniões de planejamento para o ano letivo de 2023. Na ocasião, o Núcleo Pedagógico da coordenadoria percebeu a necessidade de sintetizar as principais dúvidas dos gestores em um só material.

“Tudo começou em uma simples reunião. Percebemos que temos um número grande de novos gestores que precisam de encaminhamento. Por isso, começamos a organizar esse material que hoje está finalizado e com informações precisas sobre todas as áreas de interesse de um gestor”, explicou a coordenadora. 

O coordenador distrital, Orlando Moura, destacou que, mesmo tendo sido produzido pelo CDE 2, o material é utilitário para todos os gestores escolares da Secretaria de Educação. 

“O conteúdo produzido não é exclusivo da nossa coordenadoria distrital. Ele é geral, porque trabalha com as dimensões escolares padrões da Secretaria de Educação. O manual é dividido em ações pedagógicas, participativas e administrativas comuns a todas as nossas escolas da rede pública de ensino”.   

Produzido no final do ano passado, o livro já está disponível digitalmente para os gestores da rede. A tecnologia foi marca presente na elaboração do manual, que conta com mais de 80 páginas e diversos QR codes que direcionam o leitor a conteúdos mais aprofundados sobre o tópico estudado.

Gestores 

A novidade foi recebida com entusiasmo  pelos gestores presentes no evento de lançamento. Representante da Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, o gestor Altamiro Castro comemorou a produção, que vai auxiliar a rotina de trabalho da classe. 

“Eu vejo esse material como um guia para as nossas ações do cotidiano. Para nós, gestores, o livro preenche uma lacuna importante no que diz respeito às nossas diretrizes de trabalho. Agora, podemos nos apropriar com mais facilidade de um conhecimento que desenvolvemos no dia a dia escolar”. 

A iniciativa, de acordo com Josiane Santos, também coordenadora adjunta pedagógica na CDE 02 e elaboradora do livro, será atualizada anualmente, em novas edições. Outro material que está em fase de planejamento é a produção de um livro semelhante, mas com as atribuições do pedagogo nas escolas estaduais do Amazonas. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto