Secretaria de Educação recebe 7,2 mil laptops doados pela empresa Positivo para escolas ribeirinhas

IMG_3712

Doação foi idealizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e vai beneficiar ainda o ensino prisional.

Estudantes ribeirinhos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, moradores de comunidades com baixa ou nenhuma conectividade, agora terão a oportunidade de buscar informações e realizar pesquisas com os laptops da Positivo Tecnologia. Isso será possível devido ao projeto idealizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que visa levar educação conectada aos menos favorecidos. Os alunos do ensino prisional também serão beneficiados. 

Foram doados 7,2 mil laptops para a Secretaria de Educação e 1,3 mil para a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Os computadores têm a nova versão da plataforma Aprimora, da Positivo Tecnologia, para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática em modo off-line. A adaptação das soluções educacionais foi feita pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento iTriad.

IMG_3598

O secretário de Educação, em exercício, Luís Fabian Barbosa, recebeu a doação nesta quinta-feira (12), em cerimônia realizada no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e transmitida pelo canal do Tribunal de Justiça. Ele destacou que o equipamento vai auxiliar no aprimoramento dos índices de qualidade dos alunos. 

“Usar a tecnologia faz parte das habilidades desenvolvidas nos alunos do século XXI, para que eles possam ter autonomia necessária para buscar responder aos seus questionamentos, para se engrandecer e para saber buscar conhecimento. Levar tecnologia para os locais onde temos um problema de baixa ou nenhuma conectividade é algo que não podia se pensar não fosse o apoio de parceiros, como a Positivo que, de forma tão bonita, doa 7,2 mil computadores para a Secretaria de Educação. Isso certamentes será um bom fruto para nossos alunos” frisa Barbosa.

O diretor industrial da Positivo Tecnologia, Edson Toffoli, disse que a educação está no DNA da empresa e, por isso, seguem criando oportunidades. “É muito gratificante poder conseguir adequar uma solução –  e acho que esse é o grande ponto – para as comunidades sem conectividade e poder avançar com isso. O momento é propício porque a educação remota vai fazer parte  da nossa vida e, coincidentemente, veio em um momento em que há a necessidade de ajudar as comunidades menos favorecidas” observa.

IMG_3666

Projeto – A entrega dos equipamentos faz parte do projeto Educação 4.0, idealizado pelo desembargador Wellington Araújo, à época vice-presidente do TJAM e pela juíza Lídia Frota. A ideia inicial era de desenvolver um projeto que colaborasse para a ressocialização dos presos em cumprimento de pena, visando a reinserção social desse público através da educação. 

A desembargadora Carla Reis, vice-presidente do Tribunal de Justiça, diz que a iniciativa surgiu da conscientização de que só a educação é capaz de mudar a sociedade.

“É um projeto idealizado que visa levar educação para os ribeirinhos e aos detentos para recuperá-los, porque entendemos que só a educação é capaz de transformar a sociedade. Esse é um projeto eminentemente desenvolvido pelo Poder Judiciário e a parceria resultou na entrega de 8,5 mil computadores. Esperamos que a finalidade seja alcançada, porque o propósito é levar educação aos menos favorecidos e a quem não tem acesso à internet”, pontua Reis.