Secretaria de Educação reúne com conselho para discutir educação escolar indígena

PAS_2415

Demandas dos povos indígenas de todo o Amazonas foram expostas. Secretaria já estuda melhorias.

O secretário de Estado de Educação, Vicente Nogueira, participou, na manhã desta quarta-feira (11/12), da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (CEEI/AM) para discutir o tema “Educação escolar indígena, avanços e desafios na atual conjuntura”. A reunião ordinária foi realizada na sede da Fundação Estadual do Índio (FEI), na zona norte de Manaus. 

Estiveram presentes lideranças do Rio Madeira, Rio Purus, Baixo Amazonas, Solimões e Vale do Javari. Ao final, um documento será apresentado ao Governo do Estado.

O secretário de Estado de Educação destacou a importância do encontro para avançar no que for possível. “Enquanto secretaria, estamos abertos a avaliar e, dentro do que for possível, atender”, disse Vicente Nogueira, durante a abertura do encontro. 

IMG_0344

“A nossa discussão está pautada na dificuldade na aplicação de políticas públicas, que já vem de muito tempo e a gente meio que pauta as mesmas coisas. O evento existe para que cada conselheiro traga e exponha as fragilidades dentro da jurisdição. O secretário nos expôs que vai analisar com carinho as demandas do conselho e o que for de competência da Secretaria de Educação ele vai trabalhar para atender, porque vai de encontro com as medidas que a Secretaria quer adotar”, explica o presidente do CEEI/AM, Emilson Munduruku.

Os encontros seguem até a sexta-feira (13/12) e terá a presença de instituições, associações e pesquisadores que apoiam a causa indígena.