Secretaria de Educação reúne com órgãos estadual e municipal para traçar ações de segurança nas escolas

WhatsApp Image 2021-09-14 at 15.38.18

Com o intuito de traçar estratégias para promover a segurança escolar, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto reuniu, nesta terça-feira (14/09), com órgãos ligados à Segurança Pública do Amazonas e com a Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus). A ação busca formular soluções para inibir atos infracionais e crimes no interior e nas redondezas das escolas estaduais e municipais, bem como desenvolver ações pedagógicas e educativas em prol da segurança no amiente escolar.

A reunião ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), na avenida André Araújo, bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

De acordo com a secretária executiva adjunta de Gestão, Rosalina Lôbo, o grupo se reúne quinzenalmente e já consegue colher frutos da parceria entre as instituições. “Hoje, esse grupo promove esse encontro pela terceira vez e já podemos notar uma diferença nas estatísticas de furtos no primeiro bairro em que ações da SSP, com o apoio da Secretaria de Educação, alcançou, o Viver Melhor”.

A secretária se refere à Operação Panoptes, que voltou suas atividades às unidades escolares situadas em locais com maior índice de criminalidade, apontados pelas secretarias de Educação.

“No Viver Melhor, residem, pelo menos, 9 mil famílias. Então, situações que envolvem furtos nas escolas atingem diretamente um número muito grande de estudantes, que acabam ficando sem aulas. Logo, nós já tivemos, junto ao grupo de trabalho, ações específicas voltadas para este bairro. A intenção é alcançar todas zonas da capital, promovendo este trabalho pedagógico e levando a mensagem de prevenção às drogas e outros crimes para a comunidade escolar”, destacou Rosalina.

O secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integradas da SSP-AM, coronel Almir Cavalcante, reforçou ba importância de estratégias voltadas para a segurança escolar. “Estamos montando um planejamento entre o Estado e a Prefeitura, onde buscamos atingir outras localidades, tudo no intuito de conseguir inibir atos criminosos que envolvam os prédios escolares e outros prédios públicos”, finalizou.