Seduc conclui curso direcionado a professores de Educação Infantil

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) conclui nesta sexta-feira (dia 19), a 2ª formação de tutores do programa Proinfantil. O Programa é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os Estados e tem por objetivo contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a seis anos e elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes.

 

A capacitação realizada desde a última terça-feira em Manaus teve carga horária de 40 horas e contou com a participação de 90 professores de educação infantil. O programa é realizado em quatro módulos e atende aos educadores de Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Maraã, Manaquiri, Juruá, Itacoatiara, Coari, Lábrea, Nova Olinda do Norte, Uarini, Pauini e Maués.Nesta etapa, estão sendo discutidas a relação “Infância e Cultura”, destacando o papel da linguagem no processo de desenvolvimento da criança.

No Amazonas, o programa funciona desde 2006 e já formou uma turma que desenvolve o projeto em outras cidades do interior do Estado. O curso tem duração de dois anos e conta aulas presenciais e à distância. Os tutores, após a formação, capacitarão outros 600 professores “cursistas” em suas comunidades até o final de 2009.

A coordenadora do Proinfantil Nacional, Ivânia Oliveira, esteve em Manaus e informou que o curso busca capacitar professores, habilitando-os para a atuação junto ao público infantil. A coordenadora também, relatou que o programa possibilita ao trabalhador da educação, novos horizontes de atuação, já que viabiliza meios para que ele busque o aperfeiçoamento enquanto profissional.

A coordenadora estadual do programa, Josinete Carvalho, comentou que a iniciativa pretende melhorar a qualidade do ensino e gerar melhores índices. Ela explicou que na execução do curso, todos os tutores e cursistas recebem material didático para servir de apoio na formação. “São disponibilizados 16 livros, além de textos de apoio, manual e vídeos”, complementou.

O professor do município de Juruá (672 km de Manaus), Raimundo Bié, participou da capacitação em Manaus e afirmou que o Proinfantil possibilita uma atualização necessária aos profissionais. “Temos que educar através de elementos lúdicos, pois a criança deve obter o conhecimento a partir de sua linguagem. O curso dá a nós, educadores, toda essa devida orientação”, informou.