Semana da Pátria terá programação especial a partir do dia 1º

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), vem preparando uma vasta programação para Semana da Pátria e do Amazonas 2008. As comemorações iniciarão na segunda-feira, (dia 1º de setembro), e se estendem até o domingo, (dia 7).

Com o tema “PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE E PREPARANDO O AMAZONAS PARA O FUTURO” a semana iniciará, na próxima segunda-feira (dia 1º), com a tradicional CORRIDA DO FOGO SIMBÓLICO.

A Corrida terá largada na Avenida Pedro Teixeira, com concentração em frente à Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (em frente à praça de alimentação do D. Pedro) e 60 estudantes se revezarão no percurso de 3 km que separam a Praça de Alimentação da ARENA POLIESPORTIVA AMADEU TEIXEIRA, LOCAL ONDE OCORRERÁ A ABERTURA DA FESTIVIDADE CÍVICA.

1º DE SETEMBRO

NA SOLENIDADE DE ABERTURA, ESCOLAS COM AS MELHORES MÉDIAS NO IDEB SERÃO PREMIADAS

A solenidade de abertura da Semama da Pátria e do Amazonas será realizada na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira (Av. Constantino Nery) e são esperadas cerca de 10 mil pessoas.

O Governo do Estado aproveitará a oportunidade em que os representantes das escolas da capital e do interior estarão em Manaus para PREMIAR AS 174 ESCOLAS DO AMAZONAS que obtiveram as melhores médias no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb/Mec)

5 DE SETEMBRO

DESFILE CÍVICO TERÁ COMO ATRATIVO PAINEL HUMANO FORMADO POR 2 MIL ESTUDANTES

A programação cívica terá continuidade na sexta-feira (dia 5 de setembro) com a homenagem, pela manhã, ao primeiro governador da Capitania do Rio Negro, João Baptista de Figueiredo Terreiro Aranha no Centro Cultural Povos da Amazônia (Antiga Bola da Suframa).

No período da tarde, a partir das 17h, no Centro de Convenções (Sambódromo), toda a comunidade é esperada para acompanhar o tradicional desfile escolar que reunirá mais de 8 mil alunos neste ano.

O desfile escolar deste ano contará com várias novidades e o principal atrativo será a formação de um painel humano com a participação de 2 mil estudantes. Popularizado nas aberturas dos Jogos Olímpicos, o painel humano que será organizado neste ano, mobilizou estudantes da capital e do interior e ao participar dele, os jovens formarão gravuras e palavras, a partir das arquibancadas do Centro de Convenções onde eles estarão instalados.

Além disto, o pelotão de abertura prestará homenagem aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. A SEDUC, também, informou que cada coordenadoria de educação desenvolverá um subtema específico dentro da temática abordada este ano. O encerramento do evento ficará por conta de 300 crianças e adolescentes que participam do projeto estadual Jovem Cidadão.

A coordenadora da gerência de projetos complementares da SEDUC, Marinete Castro, relatou com o objetivo das atividades programadas para semana é promover o amor pela pátria e pelo Amazonas. “Queremos que estes jovens, que são o futuro, amem e conheçam a história do nosso Estado e do nosso País”, disse.

No domingo e último dia de comemoração será realizado, pela manhã, o desfile militar.  O Colégio Militar de Manaus (CMM) e o Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) se apresentarão na ocasião.

O encerramento da Semana da Pátria e do Amazonas acorrerá na Arena Amadeu Teixeira, às 17h, com o arreamento do Pavilhão Nacional e abafamento do Fogo Simbólico.

Homenagens: Vulto estadual e Vulto Nacional

Neste ano, serão homenageados como vulto nacional, vulto estadual e representante da mulher amazonense, respectivamente, o senador Jefferson Peres, o professor José Melo e a primeira-dama Sandra Braga.

PROGRAMAÇÃO GERAL    

Dia

Evento

Local

 

Horário

01/09

Corrida do Fogo

Praça de Alimentação D. Pedro

7h30

01/09

Abertura

Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira

8h15

05/09

Homenagem a Tenreiro Aranha

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

9h

05/09

Desfile Escolar

Sambódromo

17h

07/09

Desfile Militar

Sambódromo

7h

07/09

Encerramento

Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira

17h