‘Sensação única’, diz aluno da rede estadual que acompanhou treino da seleção brasileira

20211012163238_LCSS5270

Ao todo, 150 estudantes foram selecionados para assistir treinamento

 

Vestido com a farda da rede estadual de ensino e a bandeira do Brasil nas costas estava o estudante Saullo Paes, que cursa o 9° ano do Ensino Fundamental. Ele é um dos 150 alunos de escolas estaduais do Amazonas que foram selecionados para acompanhar o treino da seleção brasileira, realizado na tarde desta terça-feira (12/10), no estádio Ismael Benigno (Estádio da Colina), situado no bairro São Raimundo, zona oeste de Manaus.

 

O grupo assistiu às atividades como um presente do dia 12 de outubro, em comemoração ao “Dia das Crianças”. A ação é uma parceria entre o Governo do Estado, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Amazonense de Futebol (FAF).

 

“Uma sensação única porque tem muita gente que não tem oportunidade de vir aqui e é de graça, ainda”, destacou o aluno, enquanto estava na expectativa pelo treino da seleção.

 

O governador Wilson Lima esteve, junto com a primeira-dama Taiana Lima e a secretária de Educação, Kuka Chaves; no local, antes do início do treino. Na ocasião, eles distribuíram kits com boné e bola de futebol às crianças.

 

Critérios – Os critérios para escolha das crianças foram: maiores de 12 anos; estudantes com a primeira dose da vacina; bom desempenho escolar e frequência regular. Também foram consideradas 10 escolas localizadas em áreas de maior vulnerabilidade social, já que o esporte é, muitas vezes, um fator que contribui para a reversão de casos de violência e dependência química.

 

CBF Social – A ida dos estudantes ao treino da seleção brasileira, que joga em Manaus pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2022 nesta quinta-feira (14/10), está sendo promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a CBF Social.

 

Desde 2015, a entidade dispõe de um departamento exclusivo para fomentar ações de responsabilidade social por meio do esporte. A iniciativa envolve várias diretorias e promove atividades de inclusão a partir do futebol, da Seleção Brasileira e de jogadores e treinadores do país. O projeto conta também com o apoio da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

 

Ações do Estado – O Governo do Amazonas tem realizado constantes ações para garantir que os estudantes da rede pública tenham acesso ao esporte e ao lazer, oportunizando, assim, o bom desempenho escolar e a não adesão de crianças e adolescentes à criminalidade.

 

FOTO: Lucas Silva/ Secom