Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam)

Numa ação inovadora, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) implantou o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).

O Sistema permite a avaliação do desempenho individual e coletivo dos estudantes amazonenses e os números e dados estatísticos obtidos por esta ampla avaliação servem como subsídio para a gestão institucional, no que se refere a definições de políticas públicas educacionais.

Os dados obtidos por meio do Sadeam permitem à SEDUC, acompanhar a evolução do desempenho dos estudantes bem como constatar os diversos fatores que estão associados à qualidade e à efetividade do ensino ministrado nas escolas públicas do Amazonas.

IMG_3758

O objetivo do Sadeam  é constatar, anualmente, por meio de dados estatísticos o perfil da educação amazonense. De porte deste dados, a Secretaria de Estado de Educação pode atuar nas áreas onde os mecanismos de ensino necessita avançar.

De acordo com a Gerência de Avaliação e Desempenho Escolar da SEDUC, no ano de sua criação, em 2008, o sistema avaliou 23.014 alunos. Apontando para a ampliação do sistema, em 2013, por exemplo, 168.745 alunos foram avaliados pelo Sadeam.

Além de permitir a verificação do retrospecto educacional de cada aluno, o novo Sistema de Avaliação serve como base, também, para a premiação dos educadores e servidores da rede pública do Amazonas, uma vez que o Estado vem adotando políticas motivacionais aos educadores (14º, 15º e 16º salários) cujas escolas alcançarem as metas estabelecidas.

 

Informações:

Telefone: (92) 3614 -2349 (Gerência de Avaliação do Desempenho Escolar/SEDUC)

Email de contato: janebete@seduc.am.gov.br