Sistema Escolar Integrado de Vigilância do Amazonas (Seivam)

A segurança de estudantes e professores no ambiente educacional é também uma preocupação do Governo do Amazonas. Para resguardar a comunidade educacional de ações externas o governo implantou o Sistema Escolar Integrado de Vigilância do Amazonas (Seivam).

Por meio do Seivam, todas as escolas públicas estaduais em funcionamento na capital passaram a contar com um sistema de segurança e vigilância especializada que dentre outros recursos atende as unidades de ensino com aparatos que incluem monitoramento por câmeras, centrais de alarme e agentes de portaria, call center e unidades móveis de resposta rápida.

O Seivam funciona como um Centro de Comando de Operações de Segurança. Sua estrutura é composta por um sistema de monitoramento remoto, controle de acesso, agente de portaria, Unidades Móveis de resposta e um Call Center.

Segurança Escolar 2

A Central de Monitoramento acompanha as escolas da rede estadual 24 horas por dia através de sistemas de alarme e vídeo-monitoramento remotos que em caso de ocorrência, acionam imediatamente a Central que despacha unidades móveis de resposta (equipes de segurança) e ainda quando necessário: Policia Civil, Policia Militar, SAMU conforme o tipo de ocorrência. As unidades de resposta são monitoradas com sistema de comunicação e GPS visando melhorar a eficiência dos atendimentos.

O Seivam também opera uma Central de Atendimento Telefônico (call center) que está disponível 24 horas para receber ligações gratuitas com sugestões, denúncias e reclamações de pessoas ligadas às escolas estaduais (gestores, alunos, professores e colaboradores), direcionando à equipes e órgãos componentes todos os problemas que podem colocar em risco a segurança nas escolas, tais como: bulling (intimidação continuada), tráfico de drogas, pedofilia, agressões contra professores ou alunos, ações de vândalos, dentre outros.

 

Maiores informações:

Telefone: (92) 3614-2255 (Gerência de Administração Predial/SEDUC)